11 de abr. de 2011

SEMINÁRIO INTERNACIONAL: DROGAS, HISTÓRIAS DE SUPERAÇÃO

O Conselho Municipal sobre drogas representado pelos conselheiros Ilídio de Albuquerque Cabral e José Miranda da Paixão e pela secretária executiva, Janaina Ap. Guerreiro,esteve presente na data de hoje no Seminário Internacional: "Drogas, histórias de superação" realizado na Câmara Municipal da cidade de São Paulo.
O evento iniciou-se às 09h30min com a composição da mesa, compuseram a mesma as seguintes autoridades:Vereador Gilberto Natalini - Vereador da Câmara Municipal de São Paulo,Francisco Buonafina - Secretário Municipal de Participação e Parceria,Cônsul T.J. Dowling - Diretor do setor de Imprensa, Educação e Cultura do Consulado dos EUA em São Paulo,José Florentino dos Santos Filho - Presidente do COMUDA,Dr. Mauro Gomes Aranha de Lima  - Presidente do CONED,Dr. Luiz Alberto Chaves de Oliveira - Coordenador de Atenção às Drogas – CDR.

Após a composição da mesa os hinos nacionais do Brasil e Estados Unidos foram entoados pelo Maestro e Cantor Lírico Roberto Casemiro - Theatro Municipal de São Paulo.

Procedeu-se o pronunciamento das autoridades:

Dr. Luiz Alberto Chaves de Oliveira - Coordenadoria de Atenção às Drogas – CDR. (Dr. Laco)


"Em 2002 surgiu o COMUDA, a Coordenadoria de Atenção às Drogas da Cidade de São Paulo é um braço executivo do Conselho, tem por obrigação: a difusão do conhecimento e harmonia nos conceitos para derrubar mitos, tais como o que o vício em crack não tem solução, sendo assim, trouxemos a este vento histórias de superação ao uso do crack, com prevenção e tratamente consegue-se até 70% de recuperação"


Dr. Mauro Gomes Aranha de Lima  -  CONED


"Os conselhos de direitos foram constituidos em 1988 e devem buscar ser o mais paritário possível,fazendo com que a sociedade não seja um conjunro de células desorganizadas sem a representação da sociedade, em 1986 no governo do Franco Montouro criou-se  o Conselho de Entorpecentes que atualmente chama-se Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas, deve-se fazer valer a as vozes das pessoas envolvidas com álcool e drogas e seus familiares".

José Florentino dos Santos Filho -  COMUDA


"É muito importante o tema que discutiremos aqui hoje, histórias de superação relacionadas ao uso de drogas, a mídia enfatiza que o crack não tem solução, existe projeto  de moradias assistidas e projeto de lei 51 à formação de conselhos comunitários de atenção às drogas"

Cônsul T.J. Dowling - Diretoria do setor de Imprensa, Educação e Cultura do Consulado dos EUA em São Paulo

"Todos nós pagamos o preço da adicção"

Vereador Gilberto Natalini -  Câmara Municipal de São Paulo

"Todos conhecem a complexidade do assunto, o trabalho é dificílimo, pois envolve muito dinheiro e facções criminosas infiltradas em todas as instâncias da sociedade"

Valdemar Junqueira Neto - Secretaria Municipal de Participação e Parceria

"Trabalho é voltado para conscientização, a droga é ilícita, porém o uysuário não é bandido, e sim uma vítima"


Terminados os pronunciamentos das autoridades iniciaram-se os depoimentos de pessoas que viveram na cracolândia e foram tratadas da dependência química,hoje em recuperação,demonstrando os resultados e relatando suas histórias de vida:

Sr. Devanir J.
Sr. Josué F.
Sr. Fayçal
Sr. Edevaldo G.

Terminou-se o evento com o depoimento de Dennis Watlington e perguntas ao palestrante (Ator premiado pelo Emmy, nascido no Harlem,dependente químico em recuperação, aos 14 anos foi dependente de heroína, se livrou da dependência e recebeu uma bolsa de estudos na Hotchkiss Scholl,onde musou a sua vida,na recaída conheceu o crack nos anos 80.Hoje é cineasta, ator e diretor.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário