21 de jun. de 2010

A palestra

Em sua palestra o Pe. Haroldo contou um pouco da sua história e iniciou a apresentação destacando que o Álcool é o maior problema de drogas no Brasil, sendo que somos o líder da América latina, e o álcool é responsável por 8% de todas doenças existentes, além de possuir um custo social 100% maior do que países desenvolvidos como Estados unidos, Canadá e Europa.
Com relação ao uso o álcool atinge 11% dos homens e 4% das mulheres adultas, sendo que 1 em 7 famílias têm problemas, e que 1 em cada 5 crianças presenciou violência, nestes casos o álcool está presente em 45% dos casos e das 50 mil mortes no trânsito, a metade é causada pelo álcool. Apesar de Lei Seca 25% de motoristas usam álcool guiando no fim de semana.
Já com relação aos adolescentes 1 em cada 7 usam o álcool e 16% deles têm episódios regulares de excesso. Lembrou que as leis para ao vender às crianças não estão sendo fiscalizadas.
Abordando o tema Maconha destacou que são problemas causados por esta substância: a perda do rendimento acadêmico, o acidente de automóvel, a série de doenças psiquiátricas, e a depressão. Pesquisas demonstram que 10% de adolescentes usam regularmente, e no mundo temos um milhão de usuários.
No caso da Cocaína e Crack, que em 1980 custou R$ 100,00 por uma grama, hoje é encontrada por R$ 2,00. Informou que o Crack é cocaína fumada, uma das principais causa violência, e 1% dos brasileiros consomem cocaína e metade desses na forma de crack, temos 600 mil usuários no Brasil, sendo que 30% de usuários de crack morrem dentro de 5 anos, incluindo homicídio
Apresentou as opções de prevenção, tais como:
  • ensinar nas escolas
  • programas de prevenção comunitários
  • programas de orientação familiar
  • mudança de financiamento
  • trabalho na rua
pontos de acolhimento como pernoite, Casa Guadalupana
Destacou que o CAPS-ad deve utilizar outras entidades como Amor Exigente, Comunidades Terapêuticas, AA, NA, grupos religiosos.
Para os pais deixou um recado para que eles demonstrem afetividade e simpatia por seus filhos, prestem atenção e valorizem as coisas boas dos filhos, além de expressar e falar sobre emoções, além de identificar valores e normas corretos, devendo evitar a ira e stress, além de eliminar brigas verbais e físicas, sendo valorizar a disciplina e as regras da vida, reconhecer as boas qualidades dos filhos, saber onde estão os filhos e com quem eles andam, aprender a perdoar, a ajudar filhos com trabalho de escola, colabore com a escola, pensar no valor da vida, além dos objetivos na vida, devem ainda cuida da saúde e da limpeza do ambiente familiar.
Terminou sua palestra dizendo: "Obrigado, reze por mim, eu rezo por você!".

Nenhum comentário:

Postar um comentário