4 de out. de 2011

VII Seminário de Caps Ad e V Encontro sobre Tabagismo do Estado de São Paulo

O Conselho Municipal Sobre Drogas - COMEN participou do VII Seminário de Caps Ad e V Encontro sobre Tabagismo do Estado de São Paulo organizado pelo Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas - CRATOD nos dias 29 e 30 de setembro de 2011 na cidade de São Paulo.


A Dra. Marta Ana Jazierski Vaz (Diretora Técnica de Divisão de Saúde do CRATOD/SES) abriu o evento fazendo uma breve explanação sobre o mesmo.

A Dra. Ana Cecília Petta Roselli Marques (Psiquiatra – Unidade de Pesquisas de Álcool e Drogas UNIAD/UNIFESP) ministrou uma palestra sobre “Adolescência e Tabagismo”

A Pedagoga Andrea Reis Cardoso (Especialista em Gestão de Recursos Humanos e Coordenadora do Programa Saber Saúde do Instituto Nacional do Câncer – INCA) ministrou uma palestra sobre Programa Saber Saúde / Uma estratégia de Prevenção a Iniciação do Tabagismo entre Crianç  e Adolescentes”.


Após as palestras do período da manhã, houve uma Mesa Redonda mediada pela Sra. Maria Flora de Almeida sobre: O Tratamento do Tabagismo inserido na Saúde do Adolescente, contou com a presença da Dra. Alessandra Balaban (Psicóloga/Psicanalista do Centro de Referência da Infância e Adolescência da UNIFESP/HSP, Mestre em Psicologia Clínica pela PUC/SP); Dra. Sonia Maria Motta Palma (Psiquiatra - Membro da Associação Brasileira do Déficit de Atenção e do Grupo de Apoio a Familiares de Portadores do TDAH da Associação Paulista de Medicina/Interlocutora em Saúde Mental Infantil da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo e Marizilda Ferreira Pugliesi (Psicóloga Clínica e Coordenadora do Programa de Adolescentes do CRATOD/Coordenadora do Programa das Psicoses Infantis do CRIA/UNIFESP).
                                      






No início dos trabalhos do período da tarde ocorreu a abertura Oficial com a presença das autoridades.




Dra. Marta Ana Jazierski Vaz (Diretora Técnica de Divisão de Saúde do CRATOD/SES) ministrou uma palestra sobre “O CRATOD nas ruas: Ação Comunitária e o uso de derivados do tabaco por adolescentes’
                                                                        


Dando sequência ao evento, houve a apresentação da Peça de Teatro: “Amigos de Verdade” (UBS INOCOP - Guarulhos)





O Dr. João Paulo Becker Lotufo (Responsável pelo Projeto Antitabágico do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo/USP) ministrou a palestra “Prevenção e Tratamento de Tabaco com Adolescentes”

Após as palestras do período da tarde, houve uma Mesa Redonda mediada pela Sr. Wagner Abril Souto sobre: O manejo do tabagismo nos diversos contextos de vida do adolescente, contou com a presença do Décio Perroni Ribeiro Filho( Superintendente de Saúde da Fundação Casa) e Celso Ricardo dos Santos (Psicólogo - Abrigo Joselito)  



No segundo dia do evento houve uma simulação de julgamento referente a internação de usuários de álcool e outras drogas.











Nenhum comentário:

Postar um comentário