26 de out. de 2012

3º Fórum Municipal - III


Fórum destaca prevenção às drogas na família e sociedade

O III Fórum Municipal de Prevenção ao Uso Abusivo de Álcool e Dependência de Substâncias Psicoativa contou com a participação de 120 pessoas, representantes de diversos segmentos da sociedade. O evento foi promovido pela Prefeitura de Valinhos - por meio da Secretaria da Saúde e do Comen (Conselho Municipal sobre Drogas) - nesta terça-feira, dia 23, na Fonte Santa Tereza.
Abrindo a programação, o psicólogo, filósofo e teólogo, Péricles Mariotto, proferiu palestra sobre "Ações Preventivas no Contexto Familiar e Social". A partir desse tema, o palestrante instigou os presentes a refletirem sobre o papel de cada um na prevenção ao uso abusivo de drogas na família e na sociedade.
"A família é fortíssimo fator de intervenção e influência, tanto na prevenção à dependência química quanto na facilitação dos comportamentos de risco, como o abuso e possível dependência de substâncias psicoativas (maioria remédios) no seio familiar. A dependência química pode começar a se instalar desde a infância, quando a criança aprende com os adultos que tudo se resolve com química. Por exemplo, se a criança está sem apetite, é lhe dado o biotônico fontoura, que possui 9% de teor alcoólico, contra 4,5 a 5% da cerveja. Os laços familiares devem ser reforçados, trocar a solução química dos conflitos pela conversa acolher e dar segurança à criança. A prevenção no campo social começa pelo apoio, conhecimento, criatividade e equipe treinada, elementos essenciais para o desenvolvimento de um trabalho nessa área. Fortalecimento dos CAPS (Centro de Apoio Psicossocial), consultórios de rua, casas de acolhimento, período integral nas creches e pré-escolas", ressaltou o palestrante.
A partir das explanações, os presentes foram divididos em seis grupos para debater o assunto e propor ações ao município para a prevenção. Segundo o presidente do Comen, Celso Juliatto, os dados apresentados estão sendo tabulados e posteriormente serão encaminhados aos poderes Executivo e Legislativo, bem como serão disponibilizados no blog comen-valinhos.blogspot.com
"As propostas apresentadas também servirão de subsídios para as ações do Comen no ano que vem", destacou Juliatto, ressaltando que entre os principais pontos destacados está a necessidade de se ter agentes de prevenção nas escolas e nas comunidades. Durante o Fórum algumas pessoas se prontificaram a se capacitar para atuação como agentes do Comen. Outros interessados podem entrar em contato pelo telefone 3859-9191 ou pelo email comen@valinhos.sp.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
O Comen dedica-se ao pleno desenvolvimento das ações referentes à redução da demanda de drogas no município e atua como coordenador das atividades das instituições, entidades e movimentos comunitários, além de integrar o Sistema Nacional Sobre Drogas – SISNAD.
Para prevenção, orientação e informações sobre dependência química, alcoólica e tabagística, o município conta com o CREAPS (Centro de Referência de Atendimento Psicossocial) que funciona na Avenida Onze de Agosto, 196,bairro Rigesa, telefone 3871-6289.

Nenhum comentário:

Postar um comentário